abril 07, 2012

a palavra paixão é a palavra que gira




A palavra


         © Nathan de Castro



A palavra é a minha morada.

Nela guardo todos os meus sonhos, todos os meus

medos, todos os meus desassossegos,

todas as minhas angústias e todos os meus silêncios.

A palavra é a poesia que nasce da terra,

a semente que germina, o trigo que floresce,

o mato que cresce e a árvore

frondosa que tem sombra de palavra amiga.

A palavra delira

e a palavra paixão

é a palavra que gira

e alimenta a canção.

A palavra respira

e a palavra é a emoção

que das cordas da lira

diz sim à vida, e não

à palavra que nada diz

a este canteiro torto: o meu coração...

Amanhã tem a palavra dos sonhos...

Tem a poesia. Tem o sim e tem o não.

Não existe perda,

existe a rima e o beijo doce, de emoção.

A palavra delira

e a palavra é:

Paixão!





Passos de bolero


© Nathan de Castro



Por essa Lua gorda e feiticeira,

que sobe pela escada do infinito

e queima a noite fria da altaneira

poesia que me esfola o verso aflito,

nunca te esqueças desse amor sem eira,

que beira a tarde à espera do delito

maior que pode a rima que permito,

para queimar-te em juras na fogueira!...

Fogueira da paixão que se me assola

quando o sono se agita em labaredas,

lançando um véu de cinzas nos lençóis...

O teu perfume, a música, a vitrola,

os passos do bolero... As nossas sedas...

Nós: brasas nos luares de mil sóis!





Nathan de Castro Ferreira Júnior nasceu em 23 de janeiro de 1954, em Olhos d'Água, município de João Pinheiro-MG.Passou a infância e a adolescência na bela cidade mineira de Patrocínio, onde estudou na Escola Erasmo Braga e no Colégio Dom Lustosa. Depois de três anos em São Paulo, regressou a Patrocínio e ingressou na carreira bancária em 1975, especializando-se em cursos de relações humanas, finanças e áreas bancárias, o que o levou a trabalhar em diversas cidades de Minas Gerais e Goiás.Atualmente, tem residência em Uberlândia.
Livros Publicados: Sentença de Um Poeta – Livro individual – Blocos Editora, 2003. 1001 Noites de Sonetos & Rabiscos - Livro individual - Scortecci Editora, 2005.Sede de Voar – Livro individual – Scortecci Editora - 2012

2 comentários:

  1. Deliciei-me com seus versos,
    pelos quais me deixei embalar.
    Parabéns,
    Eliana Crivellari

    ResponderExcluir
  2. Nathan, Literacia se fez maior com sua Poesia.
    Obrigada e seja sempre presente: a casa é sua, basta chegar.
    anamerij

    ResponderExcluir